Blog

benefícios-caminhada

5 atividades físicas ideais para o verão!

O verão combina com praia, alegria, férias e diversão. Os dias são mais quentes, porém mais longos, começando a clarear cedinho e escurecendo mais tarde.

Essas são as condições perfeitas para ter mais ânimo para praticar atividades físicas. Manter uma prática esportiva constantemente é importante para a saúde, disposição, a boa forma física e o bem-estar.

Quais atividades são mais indicadas para o verão? Confira no nosso artigo os exercícios que proporcionam melhores resultados e combinam com a alegria e a descontração da estação mais quente do ano!

Caminhada

Iniciar o dia ou encerrá-lo com uma bela caminhada é revigorante! Pode ser na praia, parque, praça ou na rua de casa.

O importante é que faça com a máxima frequência possível para alcançar bons resultados. Os benefícios de praticar caminhada são os mais diversos, como a queima de gordura e consequente perda de peso, faz bem para o coração, melhora a circulação, evitando inchaços.

O fundamental é fugir do horário de sol mais intenso que é das 10 às 17h. Se você tiver um amiguinho de 4 patas, por que não levá-lo como companhia? A caminhada vai ser mais divertida com esse grande companheiro.

Natação

Com o calor batendo forte, nada melhor que praticar natação, que é uma forma de se exercitar e se refrescar ao mesmo tempo. Afinal, passar um tempinho na água é muito bom!

A natação traz muitos benefícios, como a eliminação daqueles quilinhos extras, a tonificação dos músculos e a melhora na saúde cardiovascular. Sem contar que é uma atividade de baixo impacto que pode ser praticada por crianças, idosos e gestantes.

Vôlei de praia

Se o verão combina com praia, aliar uma atividade física na areia e com barulho do mar é a melhor pedida. A nossa indicação é a prática de vôlei de praia.

Não é necessário ser um profissional, mas juntar os amigos e disputar uma partida pode render grandes momentos e fazer muito bem à saúde e ao bem-estar. O vôlei de praia ajuda a definir coxas, glúteos, abdômen e proporciona uma boa queima calórica. Evite praticá-lo em horários de sol forte e use sempre protetor solar, óculos escuros e uma viseira ou um boné.

Hydrocicle

Pedalar dentro da água é uma excelente dica de atividade física para o verão. Pois se por um lado é refrescante por causa da água, por outro tem o exercício aeróbico que a bike proporciona. É perfeito para fortalecer os músculos das pernas e do quadril, sem contar que ajuda a perder uns quilinhos, isso com o baixo impacto que a atividade na água proporciona.

Ciclismo

Andar de bike é uma delícia! Na praia ou no parque, sempre é uma boa pedida como alternativa de atividade física prazerosa e com grandes benefícios, como o fortalecimento dos músculos das pernas e do abdômen, melhora do condicionamento físico e ainda favorece a queima calórica.

Se você vai praticar alguma atividade física durante o verão, fique atento à hidratação, pois com o calor, a perda de água será muito maior. Leve sempre com você uma garrafinha de água, jamais se esqueça do protetor solar e use roupas leves.

Quer conhecer mais sobre um condomínio que fica na cidade com o bem-estar de morar na praia? Entre em contato com a Tons de Ipanema e saiba mais sobre o nosso incrível empreendimento!

kid-kicking-soccer-in-air

Esportes para crianças: veja 5 benefícios para o corpo e mente

Vivemos em uma época onde quase tudo é digital. Muitas crianças, antes mesmo de falar, já passam o dedo pelas telas, tentando fazer a imagem se movimentar ou ficam entretidas com aplicativos coloridos.

Isso sem falar nos tablets que repetem, incansavelmente, as músicas e os filmes de personagens infantis, que simplesmente parecem hipnotizar a criança, ocasionando um tempo de descanso para os adultos. Se você acha que esta interação é suficiente para o desenvolvimento e crescimento do seu filho (ou crianças em geral), recomendamos que você reveja seus conceitos.

Que tal relembrar o quanto é imprescindível a prática de esportes para crianças? Veja no texto de hoje alguns benefícios!

De forma gradativa

Tudo que é realizado de forma obrigatória possui um peso maior e nem sempre é bom. Coloque o esporte na vida da criança de maneira prazerosa, divertida, gostosa e, sobretudo, gradativa.

Dê a ela a sensação de progresso, de completar a tarefa e querer sempre mais. Dessa maneira, a criança terá vontade de praticar tal atividade. Caso contrário, a desmotivação e as desculpas para não praticar o esporte podem aparecer com frequência.

Bem-estar geral

O bem-estar causado pela prática de esportes para crianças é geral. Engloba desde o benefício para o organismo, evitando obesidade, diabetes, coordenação motora, equilíbrio e raciocínio, ao combate de distúrbios, como a ansiedade, a angústia e a depressão. Sem contar na melhoria da qualidade do sono da criança.

Aprendendo de forma lúdica

Como já falado em nosso blog, praticar atividade ao ar livre é sempre saudável. Tire os pequeninos da frente do computador/ celulares/ tablets!

Pela prática de atividade física, a criança aprende a socializar, torna-se menos egoísta e menos agressiva. De forma lúdica e divertida, aprende a conviver em grupos, a realizar trabalhos em equipe, a ter compromissos e responsabilidades.

Qual modalidade escolher

O ideal é perceber qual é o desejo da criança ou deixar que a vontade surja a partir de amizades. Cada modalidade traz um benefício: a natação ajuda na postura, no equilíbrio e na coordenação motora, além de ser extremamente eficiente no tratamento de doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.

Já os esportes coletivos para crianças como o vôlei, o futebol e o basquete, permitem o desenvolvimento do espírito coletivo e a interação com pessoas diferentes para atingir um objetivo em comum. Esportes para crianças como o judô, o karatê e o jiu jitsu melhoram a concentração, instigam o desenvolvimento de estratégias, proporcionam a análise do ambiente e a busca pelo momento mais propício para agir, controlando os impulsos.

Bônus

Além de todos os benefícios citados acima, é impossível não lembrar do melhor bônus de todos: a melhoria no sistema imunológico infantil pela prática de esportes para crianças, aumentando a resistência a infecções. A prática de esportes para crianças é benéfica de qualquer maneira, seja física ou mentalmente.

Os pequenos aprendem novos valores de cooperação, desenvolvem amizades, crescem com hábitos saudáveis e, acima de tudo, aprendem a lidar com vitórias e com fracassos. Sem dúvida alguma, essas serão lições para toda a vida! Só não se esqueça de que é muito importante, antes e durante a prática de atividades físicas, ter um acompanhamento médico.

???????????????

Conheça os 6 melhores restaurantes em Jundiaí

Comer bem é algo prazeroso e essencial para a qualidade de vida de qualquer pessoa. Porém, nem sempre sabemos quais as melhores opções de locais para alimentação nas cidades onde estamos.

Que tal conhecer os 6 melhores restaurantes em Jundiaí? Confira seus diferenciais e o que os torna especiais!

Pizza da Cidade

Não deixe de visitar a Pizza da Cidade, localizada na Av. Prof. Giacomo Itria. Com uma culinária ousada, o restaurante aposta em texturas e em harmonizações exclusivas e arrojadas, sendo um dos melhores restaurantes em Jundiaí. Com ingredientes selecionados e o toque das mais diferentes cozinhas do mundo: árabe, mediterrânea, oriental, contemporânea e, claro, italiana. O local funciona de terça a domingo, das 18h30 às 23h e, além da inspiração gourmet, tem como diferencial o excelente atendimento, em um ambiente extremamente aconchegante, agradável e intimista.

Travitália

Que tal apreciar uma tradicional polenta italiana em uma fazenda cercada por uma bela paisagem natural? Essa é a proposta do Travitália Bar & Restaurante, localizado na Fazenda Traviú, na Rua Roberto Carbonari, 135.

Ele tem em seu ambiente bucólico, em suas massas e molhos caseiros os seus principais diferenciais. Dê uma pausa na correria urbana do dia a dia e vá conhecer um dos mais belos restaurantes em Jundiaí, que abre apenas para almoço, de quinta a domingo, das 11h às 17h.

Verace Napoletana

Aqui você encontra um combo da Itália dentro de um dos melhores restaurantes em Jundiaí. A Famiglia Verace começou suas atividades em 2010, ao oferecer a autêntica pizza napolitana, com produtos importados diretamente do continente europeu aos jundiaienses. A Verace Napoletana Pizzeria fica na Rua Trenton, 27, Parque do Colégio, que funciona de terça a quinta e domingo, das 18h30 às 23h e sexta e sábado, das 18h30 à meia noite.

Em 2012, foi a vez do verdadeiro gelato italiano desembarcar na cidade na Rua Major Gustavo Adolfo Storch, 170, onde foi inaugurado o Verace Gelato e Caffè Italiani. Um ano depois, surgiu o Verace Cantina e Pizzeria Italiana, com uma proposta mais ampla de massas, risotos e outros pratos típicos de diversas regiões da Bota. Localizado no Complexo Gastronômico da Alameda Beco Fino, o restaurante também serve almoço de terça a domingo.

Fogazza da Serra

Lanches rápidos, happy hours, confraternizações e aniversários. O Fogazza da Serra é o local ideal para tudo isso!

O famoso e recheado pastel italiano, com um toque brasileiro caseiro e o calzone são os carros chefes do famoso local, que conta com música ao vivo, serviço de primeira qualidade e ótimo custo-benefício: média de R$ 20. O local funciona de terça a domingo, das 18h às 23h, e às sextas e sábados, das 18h às 23h30, na Av. José Luiz Sereno, 501.

Churrascaria da Fazenda

Quando o assunto é churrasco, nenhum dos restaurantes em Jundiaí bate a Churrascaria da Fazenda. Localizado na Av. Prefeito Luiz Latorre, 5400, desde 2009, o estabelecimento oferece mais de 20 cortes de carne de primeira qualidade e atendimento diferenciado.

Os salões também recebem aniversários, apresentações, eventos empresariais, lançamentos e até casamentos. O local funciona no almoço das 11h30 às 15h, de segunda à sexta-feira e das 11h30 às 16h, aos sábados e domingos. No jantar, o estabelecimento abre das 19h às 23h, de segunda a sexta e das 19h às 23h30, aos sábados.

Wiener

Para quem deseja requinte e sofisticação, o Wiener Restaurante é uma excelente pedida. Com ambiente elegante, ampla carta de vinhos, cardápio internacional e até espaço kids com monitores, o local aposta no estilo alemão para fidelizar seus clientes. Localizado na Rua João Batista Figueiredo, 40, funciona a partir das 19h de segunda a sábado, e aos fins de semana e feriados para almoço a partir das 11h30.

Com grande influência internacional, sobretudo italiana, os restaurantes em Jundiaí oferecem o que há de melhor na gastronomia para seus visitantes. Têm para todos os gostos, bolsos e paladares!

Worried and stressed businessman lying on his desk

FATORES QUE AFETAM A QUALIDADE DE VIDA

Você já parou para pensar se tem qualidade de vida? Várias situações a que nos expomos e que vivenciamos no dia a dia podem influenciar diretamente a nossa saúde, nosso humor e a maneira como nos relacionamos com amigos e familiares. Mas como determinar se a sua rotina está afetando seu estilo de vida?

Neste post, você vai conseguir identificar — e aprender a evitar — aquilo que pode prejudicar sua saúde e bem-estar. Continue lendo e tome um passo em direção a mais qualidade de vida!

Viver em um ambiente agitado

O barulho, a falta de espaço, o volume de pessoas transitando na rua e até a quantidade de carros que circulam no lugar onde você vive podem influenciar negativamente a qualidade de vida da sua família.

Viver em um local agitado é listado como um dos fatores que podem aumentar seus níveis de estresse, reduzir sua paciência e esgotar suas energias. Isso porque, em ambientes como esses, você recebe estímulos constantes de sons e imagens, mas não tem tempo para descansar a mente.

Procurar bairros mais tranquilos ou condomínios fechados é uma boa maneira de fugir do caos dos centros urbanos.

Trabalho estressante

Você chega todos os dias ao trabalho cansado e desanimado para iniciar a sua rotina de tarefas? Esse pode ser um discreto sinal de estresse do seu organismo. Trabalhos e rotinas muito estressantes geralmente nos deixam mentalmente esgotados e desanimados para combater a inércia e tentar fazer algo diferente.

Viver dessa maneira pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde, já que altos níveis de estresse estão também relacionados a maiores riscos de desenvolver problemas cardíacos e sintomas de ansiedade e depressão.

Se o seu trabalho está te deixando estressado, talvez seja a hora de começar a encarar o dia a dia no escritório de forma diferente ou mesmo buscar outras opções.

Alimentar-se mal

A alimentação é uma das principais responsáveis por garantir a manutenção da nossa qualidade de vida. Quando nos alimentamos bem, criamos o hábito de ingerir vitaminas, minerais e outros nutrientes que são essenciais para a manutenção de um organismo saudável.

Não prestar atenção na sua alimentação pode prejudicar gravemente a sua qualidade de vida, já que a prática de uma dieta desequilibrada, rica em gorduras, açúcares e alimentos prontos pode resultar em problemas para sua saúde no futuro.

Não ter contato com a natureza

Viver em um ambiente onde você e sua família têm pouco ou quase nenhum contato com a natureza também pode se refletir em queda na sua qualidade de vida.

Ambientes arborizados e naturais são relacionados a menores níveis de estresse, já que permitem a respiração de um ar mais puro, a convivência com uma vizinhança mais tranquila e maior contato com os raios solares (que são essenciais na produção de vitamina D). O contato com o meio ambiente é essencial para quem quer viver melhor.

Quem opta por viver em um bairro ou condomínio mais arborizado e longe da poluição pode perceber como esses pequenos detalhes fazem a diferença.

Pouco tempo de lazer

Qual foi a última vez que você saiu com os amigos ou com a família para se divertir? É comum parar a sua rotina para ter alguns momentos de lazer para descansar o corpo e a mente? Se a sua resposta para essas perguntas foi não, talvez você precise começar a rever esses conceitos.

Momentos de diversão e lazer são essenciais nas rotinas cada vez atarefadas que vivemos. Por isso, valorize o happy hourcom seus colegas de trabalho, finais de semana com os amigos e viagens em família sempre que puder.

Não praticar atividades físicas

O sedentarismo é uma das maiores causas de aumento da mortalidade em todo o mundo. Não se exercitar regularmente é uma maneira de reduzir a sua qualidade de vida, já que pessoas sedentárias têm maiores riscos de desenvolver doenças como a hipertensão, a obesidade e a diabetes.

Se você acredita que algum dos fatores citados nesse texto estão influenciando a sua qualidade de vida, talvez seja a hora de começar a mudar!

O que você faz para viver bem e garantir mais bem-estar para você e sua família? É possível perceber os benefícios desses pequenos cuidados na sua rotina? Conte para a gente nos comentários e continue ligado no nosso blog para mais novidades e dicas de como viver melhor!

222

CONHEÇA AS VANTAGENS DE VIVER EM CONDOMÍNIOS

Quem vive nas grandes cidades brasileiras consegue observar o aumento do número de condomínios verticais. Novos prédios são levantados todos os dias, e há uma explicação para isso que vai além do aquecimento do mercado imobiliário: a procura por esse tipo de imóvel vem crescendo nos últimos anos.

No post de hoje, vamos falar mais sobre as vantagens de viver em condomínios. Confira!

Maior sensação de segurança

Há, nos grandes centros, uma sensação de insegurança quanto a assaltos e violência em geral, e esse sentimento de vulnerabilidade é ainda maior para aqueles que moram em casas. Buscando fugir disso, muitas pessoas acabam procurando apartamentos em prédios que contam com um sistema de segurança mais completo — com porteiros, câmeras, cercas elétricas, entre outros artefatos —, que traz maior segurança.

Lazer para as crianças

Os condomínios de prédio costumam ter uma área de lazer, com playground, quadra e piscina, que permite que os meninos e meninas não fiquem só dentro do apartamento. Isso traz dois grandes benefícios: o convívio do seu filho com outras crianças de mesma idade, o que ajuda na sua socialização e desenvolvimento, e a tranquilidade de saber onde e com quem o seu pequeno está brincando.

Qualidade de vida para todos

Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam centralizar ao máximo suas atividades no mesmo lugar. Essa é uma das vantagens de viver em condomínio: academias, piscinas para adultos e crianças, churrasqueira e salão de festas são alguns dos pontos que atraem as famílias, pois permitem que os momentos de lazer aconteçam praticamente dentro de casa. Essas facilidades aumentam a qualidade de vida, pois não é preciso se locomover até uma academia para se exercitar, ou até um clube para se divertir, por exemplo. Isso pode ser feito no prédio, o que facilita bastante a vida das pessoas.

Convivência em comunidade

Quem mora em casa acaba se isolando um pouco em seu mundo particular. O mesmo não acontece nos condomínios, pois, ao dividir os espaços comuns, os moradores têm chance de conviver com seus vizinhos, e acabam fazendo amigos e descobrindo pessoas com interesses em comum. Muitos se juntam para formar grupos de dança, de ginástica, caminhada, etc. No mundo moderno, em que as relações tendem mais ao virtual, o convívio com outros seres humanos é um privilégio.

Praticidades no dia a dia

Sabe aquele trabalho de ficar conferindo o gás? Ou a preocupação de receber o carteiro em horário comercial? Pois é, se o condomínio conta com funcionários (e a maioria conta), esses já não são mais problemas. Lidar com essas questões será responsabilidade dos colaboradores e você deverá apenas cumprir com o pagamento da taxa de condomínio.

Se você ainda resiste à ideia de morar em um prédio porque teme a sensação de ficar preso ou sufocado, essas vantagens mostram justamente o contrário: a vida em condomínio pode ser mais confortável, mais segura e mais divertida para adultos e crianças. E aí? Já mora em condomínios ou está pensando em se mudar para um? Conte para a gente suas experiências!

333

6 EXERCÍCIOS FÍSICOS IDEAIS PARA SE FAZER NA PRAIA

Muitas modalidades de exercícios podem ser feitas na praia, individualmente ou em grupo. Ao ar livre e sentindo a brisa do mar, você trará benefícios não apenas ao seu corpo, mas à sua mente, pois ficará muito mais relaxado e de bem com a vida.

Tem o privilégio de morar em uma cidade com praia? Que tal substituir o tédio das academias e dos lugares fechados pelo mar e pela areia para realizar exercícios físicos? Quer saber quais são eles e melhorar a sua qualidade de vida? Confira o nosso texto de hoje!

Natação

Ao invés de praticá-la em piscinas, aproveite o mar que está diante de você para nadar. A natação é o exercício mais completo de todos, pois exercita o corpo de forma homogênea e equilibrada, além de ser um intenso exercício aeróbico que aumenta a sua capacidade respiratória e cardíaca. No mar, você pode praticá-la em grupo ou individualmente.

Stand up paddle (SUP)

Esse esporte é derivado do surf, mas não tão radical e movimentado quanto ele. O SUP consiste em se equilibrar sobre uma prancha e remar para se mover sobre a água. Ele é capaz de queimar muitas calorias e ajuda a definir o corpo, pois o praticante precisa trabalhar a sua força abdominal e a força de seus braços e de suas coxas para se equilibrar.

Yoga sobre prancha (SUP Yoga)

A Yoga sobre prancha é uma variação do SUP e consiste em realizar poses e movimentos do Yoga em cima da prancha. Este exercício trabalha a flexibilidade, a concentração e o equilíbrio, além de fortalecer os músculos e tonificar o corpo. Se a Yoga já traz relaxamento e bem-estar no solo, imagina na água e ao ar livre?

Vôlei de praia

O vôlei de praia é um super exercício físico travestido de diversão e de descontração! Para praticá-lo, basta reunir os amigos ou entrar em um grupo de vôlei já existente na areia da praia. Praticando-o você queima cerca de 250 calorias por partida e exercita pernas, braços e abdômen.

Corrida e caminhada

Fazer caminhada ou corrida na areia da praia traz menos impacto para as articulações do que as corridas feitas no asfalto e, além disso, queima mais calorias do que as praticadas na esteira da academia. Em 30 minutos de caminhada na praia, você manda embora 100 calorias; correndo pelo mesmo tempo você elimina cerca de 200!

Circuito

O circuito consiste em combinar vários exercícios em uma sequência para que você estimule todas as partes do corpo e o máximo de grupos musculares. Na areia, essa prática é perfeita, pois você pode combinar corrida, polichinelo, abdominais, agachamento sem carga e flexões. Realizando 30 minutos de circuito é possível gastar até 300 calorias.

Qual desses exercícios físicos combina mais com você e parece mais interessante para seus objetivos individuais? Depois de fazer a sua escolha, comece a praticá-lo e sinta no corpo e na mente os benefícios de estar se exercitando em um ambiente natural e privilegiado como a praia.

Woman riding bicycle with her legs in the air

7 DICAS QUE VÃO ENSINAR COMO SE LIVRAR DO ESTRESSE

Problemas, tensões e preocupações não são exclusivos de ninguém: todos temos ou passamos por fases na vida em que temos de lidar com situações difíceis, gerando um nível grande de estresse. Se não há como se livrar dos problemas imediatamente, podemos nos livrar da forma estressante como lidamos com eles. Muitas das nossas preocupações, principalmente as mais cotidianas, poderiam ser evitadas ou serem tratadas de maneira mais leve.

Sabe como se livrar do estresse em 7 dicas? Saiba como tornar a vida mais prazerosa e relaxada!

Pense nos motivadores do seu estresse

Identificar os principais pontos de tensão é imprescindível para tirá-los da sua vida. Comece pelos mais aparentes e depois, pense nos pequenos detalhes que trazem irritação e intolerância. Faça uma lista onde possa ver todos os itens em ordem, assinalando aqueles que você pode eliminar ou melhorar imediatamente.

Saiba como se livrar do cansaço

Com o passar dos anos, é fácil deixar que o compromisso com os eventos sociais e com as tarefas profissionais tome conta da sua vida. Mas você deseja estar nesses lugares, realizando essas funções?

Muitas vezes, uma festa pode ser substituída por um dia de descanso. Por isso, pense em criar tempos livres, elimine tarefas supérfluas e simplifique a sua agenda!

Seja mais ativo e mais organizado

A enrolação, a desorganização e a procrastinação só tem a contribuir para uma vida estressante. Assim, invista parte do seu tempo em planejamentos a médio prazo, com o objetivo de evitar surpresas indesejadas, correrias e imprevistos. Mesmo que não saia tudo conforme o planejado, você ainda terá as suas metas para se basear e não se perder em um mar de problemas.

Mantenha o foco

O modo de vida contemporâneo pede que sejamos profissionais polivalentes, com múltiplas tarefas e múltiplas atividades. Porém, a sobrecarga causada por esse modo de vida pode ser prejudicial à saúde.

Dedicar-se a uma só atividade, deixando de lado as outras, pode trazer muitos benefícios profissionais e pessoais. Além disso, nada de checar o e-mail quando está em casa para curtir a família, por exemplo — você tem o direito de se dar este tempo; o trabalho pode esperar!

Dê pequenos intervalos

Acredite que, mesmo dentro de uma rotina conturbada, é possível tirar um tempo para si e relaxar. Respirar fundo, ouvir uma música relaxante, fazer uma pequena caminhada ao ar livre: tudo pode contribuir para reestabelecer a sua saúde psíquica.

Não tenha vergonha de fazê-lo e nem deixe para depois. Se você está se sentindo muito cansado com uma atividade, não insista nela. Dê uma pequena pausa e veja como o trabalho parecerá bem mais fácil.

Imponha limites para si mesmo

Um dos maiores motivos de estresse é a busca pelo superlativo: uma super carreira, com uma super renda, para uma super família. É claro que são desejos legítimos, mas temos que tomar muito cuidado para que a idealização não se torne uma fonte de exigência irreal e o distancie do presente. Para que isso não aconteça, coloque limites em sua carga horária, na sua dedicação a cada atividade e pense nas coisas que te dão prazer.

Conheça o trio infalível para a sua saúde

Praticar esportes, comer e dormir bem continuam sendo o trio básico para quem quer se cuidar e melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, zelar por uma boa noite de sono e uma alimentação saudável e equilibrada reverberam em muitos benefícios para a sua pele, para a sua memória, para o seu corpo e para a sua mente!

O exercício físico libera toxinas e outras energias negativas que ficam acumuladas quando se está muito estressado. Procurar lugares em que você se sinta bem também é fundamental para estabelecer a tranquilidade em sua vida.

Já pensou em morar em um lugar com área de lazer? Conheça o Tons de Ipanema e veja com os seus próprios olhos como é possível se livrar do estresse morando em um lugar agradável e tranquilo!

1

PRATIQUE EXERCÍCIOS AO AR LIVRE E SEJA MAIS SAUDÁVEL

Se você já passa grande parte do seu dia em uma sala de aula, um escritório ou qualquer outro local fechado, tudo o que você menos quer, ao final de mais um dia de obrigações, é se enfurnar em uma academia fechada, com música e televisão com o volume alto. A prática de exercícios ao ar livre tende a fazer bem não apenas para o corpo, mas para a mente. Afinal, você estará em contato com a natureza (exercícios ao ar livre tendem a ser feitos em praças, parques ou na orla de praias), sentindo o ar circulando e em contato com outras pessoas, em um momento de relaxamento.

Quer saber que exercícios podem ser praticados ao ar livre? Confira quais são eles para ter uma vida mais saudável!

Caminhadas e corridas

As caminhadas e as corridas são as campeãs entre os exercícios praticados ao ar livre, afinal elas podem ser feitas em vários lugares, como nas calçadas, em volta de praças, dentro dos parques, nos calçadões e na areia das praias. Basta ter um tênis com amortecimento, uma roupa confortável e muita disposição! Você pode começar aos poucos, para não sobrecarregar o seu corpo, tanto em termos de velocidade quanto em tempo dos exercícios e frequência semanal.

Bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte, de lazer e também um ótimo instrumento para a prática de exercícios físicos. As pedaladas podem ser feitas em ciclovias, praças, parques e, para quem tem coragem, no próprio trânsito.

Na beira da praia, não há sensação melhor que a de pedalar sentindo a brisa batendo no rosto. Se essa for a sua opção, não se esqueça dos equipamentos de segurança que são, sobretudo, o capacete e as luvas. Lembre-se também da trava de segurança, para evitar roubos, e de um farol, caso você pedale à noite.

Patins ou skate

Esportes, como patins ou skate, tendem a ser praticados por pessoas mais jovens que se atrevem a fazer manobras e a se locomover por rodinhas. Mas mesmo que os jovens sejam a maioria, nada impede que pessoas mais velhas se enveredem por esse caminho e descubram no patins ou no skate a sua prática preferida de exercícios ao ar livre! Não se esqueça de usar capacete e proteção para os punhos e para os joelhos.

Alongamentos

Você pode optar por fazer os alongamentos antes dos exercícios físicos ou apenas eles, para deixar o seu corpo mais relaxado. Eles são ótimos para fazer ao ar livre, utilizando bancos de praças, muretas e árvores como apoio.

Alongar pernas, braços, costas e pescoço são importantes para preparar o seu corpo para outros exercícios. Até mesmo para mantê-lo mais disposto para o dia a dia!

Yoga coletiva

É possível encontrar alguns grupos de yoga coletiva em praças, parques e praias. Quem sabe não existe um desses perto de você? A yoga ao ar livre com certeza fará bem para o corpo e para a mente, trazendo relaxamento total e alegria para o seu cotidiano.

Qual desses exercícios você está disposto a praticar ao ar livre? Como você pode ver, existem modalidades para todos os gostos e disposições. Escolha a sua e parta para a prática!

2

7 CUIDADOS PARA SE TER COM OS CABELOS NO INVERNO

Em altas estações, os cabelos sofrem com as alterações de temperatura, tornando-se mais frágeis e precisando de mais cuidados. No inverno, as baixas temperaturas atingem os fios capilares, deixando-os mais secos e quebradiços, com pontas duplas e aquele arrepiado terrível conhecido como frizz.

Acha importante intensificar os tratamentos com os cabelos no inverno e dobrar a atenção no dia a dia? Aprenda aqui dicas de como cuidar dos cabelos no inverno e não deixar o frio fazer você perder a elegância!

Use shampoos e condicionadores de qualidade

A lavagem dos cabelos no inverno deve ter atenção reforçada. A escolha de um bom shampoo e de um bom condicionador, adequados ao seu tipo de cabelo, é primordial para garantir as madeixas sempre lindas e hidratadas. Na hora de lavar, massageie com bastante vontade o couro cabeludo, ativando a circulação e deixando-o mais ativo, o que auxilia, inclusive, no crescimento dos fios.

Evite banhos muito quentes

Inimiga número um da elasticidade, tanto da pele quanto dos cabelos, a água quente pode trazer danos terríveis para os fios capilares. A alta temperatura fragiliza a oleosidade natural, dificultando uma boa hidratação.

Além da desidratação, a tendência é que no inverno os cabelos caiam mais e o couro cabeludo sofra descamação. Mas isso não significa que você precisa apelar para os banhos frios!

Deixe para molhar os cabelos só na hora de lavar, de preferência ao final do banho. Outra dica é jogar uma última ducha de água morna para que as cutículas fiquem fechadas, contribuindo para o seu bom estado.

Utilize o secador moderadamente

A tendência no inverno é que o uso de secador se torne ainda mais frequente. Afinal, todo mundo sabe que sair com cabelo molhado é muito prejudicial para a saúde dos fios! Para minimizar os danos causados pelo secador, utilize um protetor térmico e aplique um jato frio para finalizar a secagem caso o seu aparelho tenha essa opção.

Invista em produtos para combater o frizz e as pontas duplas

Para não deixar o cabelo com aspecto arrepiado e pontas arrebentadas, utilize reparadores, óleos ou séruns para proteger os fios. Dê preferência ao produtos com queratina em sua composição e siga as instruções corretamente, evitando desequilibrar a oleosidade de seu cabelo.

Faça tratamentos de hidratação dos cabelos no inverno

Manter o cabelo sempre hidratado é essencial para manter um bom aspecto. O tratamento pode ser feito em casa com uma boa máscara ou no salão de beleza, repetido quinzenalmente ou semanalmente, dependendo do tipo do cabelo.

Mantenha o uso consciente de chapéus, gorros e lenços

Para quem está em regiões onde o inverno é mais rigoroso, ficar sem gorro ou sem chapéu é quase impossível. Por isso, utilize os acessórios o mínimo necessário, evitando lugares fechados e aquecidos. O uso constante de chapéus e semelhantes deixam o cabelo mais oleoso e com aspecto de amassado.

Seja criativa para driblar o frio

Para quem gosta de manter o corte em dia, os cabelos médios e curtos são uma boa pedida para a moda de inverno, combinadas com cachecol, gola alta, casacos e sobretudos. Evite deixar o cabelo por muito tempo preso, aderindo à onda do “natural”, deixando os fios mais livres e com movimento.

Gostaram de nossas dicas? Então fique ligado em nosso blog e saiba mais sobre como cuidar da sua saúde!

777

3 receitas caseiras para espantar a gripe

Quando o inverno finalmente chega às cidades brasileiras, muitas pessoas tiram os agasalhos dos armários para se proteger do clima mais frio e ficar longe das doenças tradicionais dessa época do ano, como a gripe, as viroses e os resfriados.

Mesmo com todo o cuidado, nem todo mundo consegue passar todo o inverno sem sofrer algum sintoma dessas doenças comuns e de fácil tratamento, por esse motivo, é sempre bom ter um plano B na manga para poder diminuir os desconfortos tradicionais desses quadros clínicos. Separamos para você três receitas caseiras imbatíveis para ajudar a combater a gripe nessa época do ano. Confira logo abaixo!

Xarope de cebola vermelha e mel

Pode parecer estranho ver uma cebola em uma receita de bebida para tratar os sintomas da gripe, porém essa receita, apesar de contar com o ingrediente, não tem nenhum sabor desse vegetal ao final do seu preparo.

A cebola é o principal ingrediente desse xarope por ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes importantíssimos para o combate à gripe. Quando ela é associada ao mel, a sensação de desconforto e congestão nasal é bastante reduzida.

Para preparar o seu xarope você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 cebola vermelha inteira (higienizada e cortada horizontalmente)
  • Mel a gosto

Em uma tigela a parte comece a remontar a cebola, colocando as rodelas em uma pilha intercalada por camadas de mel. Quando o alimento estiver completamente reconstruído cubra toda a tigela e deixe descansar por 12 a 15 horas, para ser utilizada no dia seguinte. Quando esse intervalo passar, você poderá observar um xarope doce que se formou na tigela, rico em nutrientes dos dois alimentos. Você pode optar por tomar uma colher pura do preparo ou misturar com um pouco de água quente e ingerir como chá. Garantimos que ele não terá sabor de cebola!

Chá de limão com mel

O limão, assim como a cebola, também é um alimento rico em antioxidantes e interessantíssimo para combater os sintomas desconfortáveis das gripes e resfriados características do inverno. A mistura dessa fruta com o mel ajuda a descongestionar as vias aéreas e facilitar a respiração durante a manifestação da gripe.

Para preparar esse chá, você vai precisar de:

  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 xícara de chá de água fervente

Ferva uma quantidade de água suficiente para preencher uma xícara de chá. Quando estiver pronta, adicione as colheres de mel e mexa bem até formar um líquido homogêneo. Ao final da mistura adicione o suco de um limão e consuma imediatamente para usufruir ao máximo das vitaminas e minerais presentes nessa bebida.

Canja de galinha tradicional

Quem nunca tomou uma canja de galinha para poder combater os sintomas de uma forte gripe que atire a primeira pedra. Existe um motivo nutricional interessante para esse alimento se tornar uma alternativa tão importante para quem está sofrendo com esse quadro clínico desconfortável: a galinha e os vegetais utilizados nessa receita são ricos em antioxidantes e nutrientes que combatem os sintomas da doença e aumentam o bem estar – além de oferecer uma dose significativa de energia para o corpo após o seu consumo.

Para preparar sua canja de galinha você vai precisar de:

  • ½ kg de carne de frango (pode ser o pedaço que você preferir, especialmente com o osso)
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 1 caldo de galinha
  • ½ xícara de arroz branco
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 litro e ½ de água fervente
  • Salsinha

Tempere a carne de frango que você escolheu com um pouco de sal e coloque em uma panela de pressão com a cebola, o óleo, o alho e o caldo de galinha. Deixe a mistura fritar um pouco no óleo e adicione a água fervente, colocando depois o arroz e a cenoura. Feche a tampa e deixe a panela no fogo até pegar pressão. Conte aproximadamente 15 minutos após a panela começar a fazer barulho, deixando o conteúdo cozinhar em fogo médio. Quando desligar o fogo deixe a panela perder a pressão, abra e acrescente a salsinha. Na hora de servir retire os pedaços de osso da carne de frango que sobraram e saboreie a canja.

Acreditamos que, com a ajuda dessas três receitas caseiras, combater os sintomas da gripe e dos resfriados de inverno será bem mais fácil e saboroso!